Texto a ser publicado este mês na revista carioca : Virus Planetário
Tudo começou quando um certo candidate á Presidência dos Estados Unidos decidiu aproximar-se mais dos eleitores e criou um perfil no Twitter.
Obama com seus 92 milhões de acessos confirmou que esta é uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a democracia criando uma relação mais interativa e direta com os eleitores.
Ispirados pelo líder Norte-Americano os brasileiros Aloísio Mercadante (PT-SP), José Serra (PSDB-SP) e Delcídio Amaral (Senador do Mato Grosso do Sul), já criaram seus perfis.
O Twitter mostrou-se útil também após a eleição do Irã, na qual Mir Houssein Mousari foi derrotado pelo presidente Mohmoud Ahmadinejad, nesta ocasião centenas de opositores utilizaram o Twitter como forma de organizar protestos e manifestações já que tal ferramenta não é censurada.
Muitos “twitteros” como forma de apoio, alteraram seu perfil para o horário e localização do irã, afim de confundir e driblar possíveis censuras.
No Brasil o movimento #fora Sarney, está no twitter, e através dele algumas manifestações foram marcadas, porém, diferente do Irã, poucos manifestantes compareceram no dia e hora marcados.
A China, reconhecendo o twitter como uma forte ferramenta, bloqueou esse serviço alguns dias antes do aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial.
O twitter tem se tornado uma eficaz ferramenta política, seja para aproximar os políticos de seus eleitores ou para denunciar e protestar contra governos abusivos.
-----
Revista Virus Planetário (visite, opine, participe)
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário